6 dicas para otimizar os serviços de limpeza e conservação predial

Os serviços de limpeza e conservação predial são essenciais para manter a satisfação e o bem-estar das pessoas que circulam por um edifício comercial, sejam elas clientes ou colaboradores, uma vez que deixam os ambientes sempre limpos e garantem a saúde e segurança dos usuários.

Apesar da crise que atinge o Brasil atualmente ter sido acentuada com a pandemia do coronavírus, a ocupação de prédios comerciais se mantém constante e os aluguéis seguem em alta no país. 

Nesse sentido, como os prédios comerciais estão em pleno funcionamento mesmo com as adversidades econômicas, é fundamental ter em vista a importância que envolve os serviços de limpeza e conservação dos edifícios, principalmente quando o assunto é a adaptação ao “novo normal”.

Então, o que deve ser feito para otimizar esses serviços? Ao contar com o auxílio de uma gestão de instalações, ou gestão de facilities, por meio da contratação de empresas terceirizadas especializadas, é possível fazer com que essas atividades tenham mais eficiência e qualidade.

Para te ajudar a entender mais sobre esses serviços e as maneiras de como otimizá-los no seu prédio comercial, elaboramos este conteúdo. Continue com a sua leitura e saiba mais!

 

6 dicas para otimizar os serviços de limpeza e conservação predial

De acordo com o que foi mencionado anteriormente, os serviços de limpeza e conservação predial podem ser otimizados em parceria com empresas terceirizadas especializadas no assunto, isso porque elas oferecem uma gama de recursos para o gerenciamento dessas atividades.

No entanto, antes de tudo, é necessário conhecer tudo sobre o processo para que a contratação do serviço seja mais objetiva. Portanto, veja a seguir as 6 dicas para tornar a estratégia otimizada: 

 

1. Compreenda a importância dos serviços

Antes de tudo, é preciso compreender a importância dos serviços de limpeza e conservação predial, seja em um condomínio ou edifício comercial, para que eles sejam otimizados.
É sabido que imóveis comerciais têm um alto número de circulação de pessoas diariamente, indivíduos que são, em sua maioria, clientes, fornecedores, visitantes e colaboradores.
Em vista disso, é necessário que todos os ambientes sociais do prédio estejam apresentáveis, isto é, limpos e arejados, para que todos os frequentadores tenham uma boa experiência nesse meio tempo em que estão no local.
Caso contrário, a credibilidade passada pelo estado de conservação do local sujo e desorganizado não será favorável para a imagem do prédio comercial junto ao público e, consequentemente, impactará na motivação dos funcionários. 

2. Analise as áreas que precisam das atividades

Analisar todos os ambientes de interação social é um fator essencial para manter esses locais em perfeitas condições de conservação e uso.
Dessa forma, é conveniente avaliar todos os espaços que necessitam de cuidados. Por exemplo: fachada, hall de entrada, portaria, elevadores, estacionamento, corredores, entre outros.
Assim, é possível definir uma estratégia que determina se a conservação desses ambientes, o que maximiza a atuação da empresa e de seus resultados gerados. 

Leia também: 06 benefícios da terceirização para sua empresa

3. Utilize equipamentos e materiais adequados

Edifícios comerciais possuem diferentes ambientes que necessitam de cuidados específicos. Logo, é necessário ter equipamentos e materiais adequados para realizar cada tipo de serviço.
Tem sido cada vez mais comum o uso de soluções caseiras para a limpeza e conservação por parte de profissionais que se dizem especializados. Pois, afinal, é de conhecimento que tais produtos não trazem resultados tão satisfatórios quando comparados aos adequados para a limpeza profissional.
Nesse contexto, é essencial apostar em produtos para higienização seguros e de qualidade que sejam aprovados pela Anvisa.

4. Invista na segurança dos profissionais

Os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) são, sobretudo, indispensáveis para a segurança de quem presta serviços de limpeza e conservação predial. Dentre os apetrechos estão, por exemplo: botas, óculos, luvas, máscaras, além de capacetes e outros aparatos para o trabalho em alturas.
Para que não ocorra nenhum episódio de risco para os trabalhadores, é essencial que eles estejam utilizando os equipamentos de proteção individual apropriados para cada tipo de atividade, até mesmo aquelas que envolvem ambientes insalubres e, com isso, requerem a utilização de EPI especiais.
Nunca é demais lembrar a necessidade do acompanhamento dos profissionais técnicos para orientar toda a equipe a fim de garantir a segurança de todos.

5. Desenvolva um cronograma de limpeza

Outra dica é desenvolver um cronograma de limpeza que envolva todos os ambientes que necessitam da realização de cuidados por parte do edifício.
Vale a pena verificar a frequência de limpeza desses ambientes. Imagine, por exemplo, a fachada do prédio, ao contrário do hall de entrada – que concentra uma alta circulação de pessoas e, por isso, requer uma limpeza frequente – ela deve ser higienizada ocasionalmente.
Ainda assim, deve-se levar em conta aspectos de cada local, como o fluxo de pessoas que transitam pelo espaço e a presença de aparelhos de climatização e elevadores.
Portanto, ao criar esse planejamento, todos os ambientes ficam higienizados de acordo com o tempo necessário, sem que haja o acúmulo de sujidades. 

6. Opte por contratar uma empresa especializada

Para que os resultados sejam excepcionais, é extremamente necessário contar com empresas qualificadas e com procedência na prestação de serviços de limpeza e conservação predial.
Logo, ao contratar uma empresa terceirizada, é recomendado seguir as seguintes observações:

  • Analisar experiência e procedência no mercado de atuação;
  • Observar documentação de forma assertiva;
  • Verificar a oferta de profissionais qualificados;
  • Tecnologias disponíveis para a otimização dos serviços;
  • Qualidade dos equipamentos e materiais utilizados.

 

Veja como a GREEN TECH pode te ajudar!

A GREEN TECH oferece serviços de limpeza e conservação predial otimizados e eficientes. Com mais de 20 anos de experiência no segmento, atua desde 1996 sendo uma referência no mercado por oferecer qualidade na prestação de serviços de limpeza e conservação predial e muitos outros.

Confira os serviços personalizados oferecidos por nós:

  • Serviços gerais e de apoio: portaria, recepção, conservação e limpeza comercial e residencial, sanitização predial e controle de apoio administrativo e operacional.

Realize serviços de com quem entende do assunto! Entre em contato conosco e faça um orçamento!